3 coisas que as pessoas estão fazendo para ajudar o próximo durante o distanciamento social

Você se lembra quando foi a última vez que parou para fazer algo que goste? Coisas simples, como ouvir música ou curtir a família, ficam de lado na correria do dia a dia. 

Como o período de isolamento social desacelera toda essa situação, vamos te inspirar a resgatar coisas simples, para fazer em casa, que podem ajudar a passar esse momento de isolamento com mais tranquilidade e qualidade de vida! 🙂

Ouça músicas

Se te perguntarem qual cantor, estilo ou mesmo sua música preferida, talvez você não consiga responder rapidamente. Isso porque curtir uma playlist inteira, por simples prazer, geralmente não é a prioridade em um dia normal, né? Sim, vamos te recomendar ouvir música, mas se não se engane, porque essa não é uma dica qualquer. 

Estudos já confirmaram que ouvir música pode diminuir o estresse, e em alguns casos, diminuir sintomas de depressão. Neurocientistas do Mindlab International, um centro de estudo de inovações do Reino Unido, mostrou que canções são capazes de reduzir a ansiedade em até 65%. Ou seja, a música pode ser uma terapia para a mente.

Outro estudo publicado pela Universidade de Semmelweis, de Budapeste (Hungria) analisou os efeitos da música na qualidade do sono em jovens com sono ruim. A conclusão foi que a música clássica melhora a qualidade do sono nos alunos. Mas, não, você não precisar ir no Google e começar a pesquisar as melhores músicas de Beethoven. Vá, e faça uma playlist com todas as músicas que você gosta. Já é um ótimo começo para despertar novamente a vontade de relaxar ao som da sua música preferida.

Aproveite mais a família 

Felicidade é igual amor-ponto final. Essa frase foi resultado de um estudo que durou mais de 70 anos. Feito pela Harvard Medical School, a análise concluiu que mesmo quando as pessoas têm saúde e sucesso financeiro, elas não são felizes sem um relacionamento afetuoso e que lhes dê apoio. Ou seja, a família pode colaborar na saúde mental das pessoas. 

Essa é outra questão que se perde no cotidiano. Como eles estão sempre ali, é difícil imaginar a vida sem essas pessoas. Mas acredite, não ter alguém pra ajudar quando você é demitido ou quer conversar sobre aquela série que você está maratonando, faz toda a diferença. 

Sendo assim, puxe papo com a família. É, faça piadas e estimule, por exemplo, que todos façam suas refeições na mesa. Pode não parecer algo importante (e até chato), mas um estudo feito com mais de mil crianças pela Universidade Harokopio, na Grécia, identificou que aquelas que comiam à mesa, juntamente com os pais, eram mais saudáveis. 

Alimentação saudável

Falando em refeições, aproveite o isolamento social para colocar a dieta em dia. É justificável que sua rotina alimentar seja baseada em comidas rápidas em dias corridos, no entanto, não faz sentido comer sanduíches quando se tem tempo de escolher os alimentos, não é? Não precisa comer salada todos os dias, pelo contrário, varie o cardápio e coloque coisas que você gosta na mesa. 

Conforme Renata Monteiro, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, variedade no prato é sinal de saúde. “Quando temos a presença de uma variedade de alimentos, principalmente in natura, consumimos fontes de fibras, vitaminas e minerais que entram no organismo e produzem hormônios que estão ligados ao prazer e à satisfação, por exemplo. Dietas mais restritivas podem aumentar hormônios de estresse, gerando mau humor”, aponta a nutricionista.

Pronto pra curtir melhor o isolamento social? Então vai lá, ouça suas músicas favoritas, cante, dance, curta a família, se alimente melhor e pense em outras coisas que você deixa de lado quando não tem tempo, e te trazem felicidade! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s