Flamingo por todos os lados!

Ele está por aí: estampando roupas, objetos de decoração, enfeitando cômodos, virando tema de festas. Eis o bichinho mais pop da temporada: flamingo!

Com pernas fininhas e as penas com uma cor única, a ave conquistou os designers e fashionistas. E, claro, tocou nosso coração também ❤

Como não gostar desse animal tão lindo e ao mesmo tempo tão cheio de curiosidades?!

Foi nesse elemento encantador que a Carambola se inspirou para um dos abajures da coleção Tropical Pop da linha Fun. Bem humorado, ele tira a monotonia de qualquer ambiente! 

afg_abajur_flamingo_fi
Base em metal imitando as pernas do flamingo e cúpula em tecido com cor-de-rosa predominando lembrando a cor da ave

E o produto foi criado pensando em várias características do flamingo. Saca só quanta coisa curiosa existe sobre esse animal!

1 – De onde vem essa cor incrível?

Meio rosado, meio avermelhado. Um misto bonito de ver! Quando filhotes, os flamingos não tem essa tonalidade, não. Nascem esbranquiçados e vão ganhado cor aos poucos. Sabe por quê? A alimentação dele é que dita esse tom. O flamingo gosta muito de comer crustáceos, que são ricos em carotenos e, por isso, a substância acaba sendo absorvida e dá uma cor mais avermelhada para as penas. A natureza é maravilhosa, né?

2- Inteligência para comer

O flamingo usa um sistema de “filtragem de água”. Ele faz o seguinte: enfia o bico na lagoa até encher de água. A língua e mandíbula servem como “bomba” e filtro. Assim, ele raspa os bichinhos que pega na água e depois ingere.

3 – Numa perna só!

Por quê é que o flamingo vive se equilibrando numa perna só? Esse é o jeitinho dele controlar a temperatura do corpo! A ave vive em áreas aquáticas, então, manter uma das pernas na água, ajuda a não perder muito calor. Interessante, não?!

4 – Eita bicho grande!

Comprido que só, o flamingo tem tamanho variável entre 90 cm até 1,5 metro de altura! E quando abre as asas então, dá ainda mais impressão de ser gigantão! Geralmente o macho é maior que a fêmea.

5 – Chegando no crush

A fêmea é seletiva. Na hora daquela paquerinha, ganha o coração dela aquele flamingo mais coradinho. É sinal de que o macho é bem saudável. E quem não quer um “boy” assim, né gente?

6 – Shippamos esse casal!

Pensa num casalzão! Flamingo e “flaminga” são bem fieis e companheiros. Eles acasalam com o mesmo parceiro a vida toda. E na hora de procriar, a colaboração impera. Pai e mãe participam do período de incubação dos ovos e ajudam a cuidar dos filhotinhos.

7 – Rolê com o bonde!

Sabe aquela história de “só vou se você for”? Então… É assim que os flamingos andam: em bando! É uma ave migratória que costuma viver em grandes colônias. Estratégia de segurança: em grupo, é mais fácil se proteger de predadores.

8 – Eu me remexo muito!

Não estamos falando dos lêmures de Madagascar, mas o flamingo também é desses bichos bem inquietos. Ele pode voar até cerca de 500 km por dia para se alimentar e buscar lugares para construir ninhos.

9 – Virou símbolo!

Se você já foi pra Flórida, sabe que por lá, tudo que é canto tem flamingo espalhado. Ele virou um símbolo de riqueza e renovação porque foi importado do Caribe para Flórida como um item de “ostentação” de um grande resort, depois da crise de 1929. Consideram também que ele é significa uma alma em ascensão, que deixa as trevas para encontrar a luz.

10 – Mas por aqui restam poucos 😦 

É uma ave cada vez mais rara. No Brasil, o flamingo é uma espécie ameaçada de extinção. Isso por conta a cultura do arroz nas lagunas do Amapá, à caça predatória e também à captura de seus ovos. Então vamos cuidar do bichinho que está enchendo nossas vidas de delicadeza e diversão, né gente?!

Para finalizar, existe até música sobre a alimentação dos flamingos haha Escuta aí 😉 Letra e tradução aqui!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s