Decoração infantil com método montessoriano

 

Da compra do enxoval à montagem do quartinho: cada detalhe é pensado minuciosamente para a chegada de um bebê. Nessa deliciosa tarefa, a empolgação com o “visual” precisa estar aliada com aquilo que vai fazer, de fato, bem para a criança. Afinal, tudo que estiver ao redor dela vai virar aprendizado. É por isso que o método de educação montessoriano tem ganhado cada vez mais espaço no universo da decoração infantil. Dá uma olhadinha nos elementos desse quartinho e repare nas diferenças de um quarto de criança tradicional:

quarto-montessoriano-1
(Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

Essa metodologia de ensino foi criada pela educadora italiana Maria Montessori por volta de 1907 e incentiva a autoeducação e autonomia da criança. A ideia é que o espaço seja adaptado para o tamanho dela e com elementos que estimulem o desenvolvimento. Isso implica, por exemplo, em camas e armários baixos para haja liberdade e segurança. Então, deixe aquela ideia convencional de berço de lado e passe a pensar em ideias como esta:

14474328_1759213670999141_
Foto: Instagram da Composeebaby

Esse tipo de decoração também inclui detalhes que são importantes: objetos que permitam experiências sensoriais, para que os pequenos possam fazer descobertas.

quarto-montessoriano-14
(Foto: Andrea Marques//Divulgação NaToca)

É nessa ludicidade que a equipe de criação da Carambola Luminárias se inspira para criar coleções infantis. O método montessoriano foi levado em conta na concepção da luminária “Quack”, um simpático abajur que remete a um patinho.

“A cúpula de pelúcia estimula as sensações da criança e o formato de patinhas da base é interessante pois trabalha a imaginação do pequeno e o ajuda a absorver conhecimentos sobre o mundo a sua volta: sempre que ele vir um pato, vai lembrar da luminária e vice-versa”, explica a designer Yumi Sano.

Na Gift Fair, feira de São Paulo em que produto foi lançado, ficou claro o quanto o abajur gera encantamento. “A reação do público na feira foi muito legal. Como a cúpula é peludinha, as pessoas sempre queriam passar a mão (fazer um carinho) e até abraçar a luminária!”, lembra Cristiane Ziliotto, idealizadora da marca, reforçando que o abajur Quack vai muito além da função de apenas iluminar o quarto do bebê: é, também, uma forma de transmitir aconchego, conforto e carinho!

A Quack faz parte da linha “baby” e está disponível no site www.carambolaonline.com.br 😉 Para conhecer essa e outras luminárias infantis, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s