O que o humor sarcástico de “Os Simpsons” nos ensina

Quando aquela vinhetinha roda e escutamos a tão característica trilha sonora, não tem como não cantarolar junto.

Que nostalgia! Lembrou da infância? E nem precisa puxar tanto na memória assim, né? Essa família amarelinha de Springfield ainda faz parte da vida de muito marmanjo. “Os Simpsons” são tão simpáticos e traduzem tanto a realidade de muitos núcleos familiares, que é impossível não gostar do desenho mesmo décadas depois da sua criação. Vai dizer que você nunca se identificou com o comportamento de algum personagem?

Eles são engraçados e beeeeeeeeem peculiares. Cada um tem sua característica “bizarra”, mas “carismática”. E o enredo é tão bem humorado, que a gente nem percebe que, indiretamente, essa família classe média acaba nos ensinando várias coisinhas. De um jeito ácido e debochado, a série americana dá vários “tapas na cara” da sociedade. Quer ver? Incorpore o espírito da ironia que você vai entender certinho 😉

1 – Homer Simpson

“D’oh!”

Ah, o pacato, desastrado e despreocupado patriarca da família Simpsons. Ele nos ensina a ser um bom pai e marido (#sqn) haha Com frases icônicas como “se alguma coisa está difícil de ser feita, é porque não é para ser feita”, ele demonstra o quanto é acomodado. Se contenta com uma vaga espaçosa no sofá e uma boa cerveja “Duff”. É uma caricata figura que nos faz refletir sobre machismo e paternidade ausente.

2 – Marge Simpson

A dona do famoso penteado azul é a dedicada e fiel matriarca da família Simpsons, um estereótipo de dona de casa da década de 60. Costuma ser paciente mesmo tendo que lidar com todas as confusões do marido Homer e dos três filhos. Assim, acaba negligenciando as próprias vontades. Apesar do talento para várias atividades, Marge fica restrita a uma vida frustrada. Ela nos ensina a amar incondicionalmente a família, apesar dos defeitos, mas nos faz pensar sobre a sobrecarga da mulher dentro de casa.

3 – Bart Simpson

É encrenca na certa! O típico adolescente rebelde… Apronta uma atrás da outra. É o mais velho entre os filhos, mas ser o primogênito não quer dizer muita coisa nesse caso. A maturidade passou longe do rapazinho. Ele acaba sempre se safando de situações problemáticas com “esperteza”. Tira notas péssimas na escola, mas mostra muita perspicácia nas relações sociais. A lição é: “o mundo NÃO é dos espertos”, mas a gente precisa ter inteligência para lidar com as pessoas.

4 – Lisa Simpson

Ahhh, a disciplinada, inteligente e sensível filha do meio. Apesar da pouca idade, Lisa já demonstra um engajamento social invejável: está sempre ligada às questões políticas, ambientais, feministas… Está a frente do seu tempo. É como um peixinho fora d’água seja entre os familiares ou amigos. Tanto que em diversos episódios, a garotinha se sente triste e deslocada. No fim das contas, nos ensina que temos que lutar pelas nossas convicções, mesmo com as críticas.

5 – Maggie Simpson

Bom, Maggie é um bebê e, como uma boa nenenzinha, nos ensina fofura ❤ Está frequentemente caindo na tentativa de andar, não larga sua chupeta e já dá sinais de que vai ser tão ou mais inteligente do que a irmã. É um bebê avançado que, querendo ou não, retrata toda uma geração que nasceu assim: acelerada e cheio de estímulos.

Falamos apenas do núcleo principal da série, mas quantos personagens caricatos esse desenho tem, né? Aprendeu algo legal com algum deles? Qual o seu preferido? Conta para gente! Ahhh, e se você é fã da turma amarela e sarcástica, saca só alguns itens divertidos da #Carambola para você decorar seu ambiente 😉

Curtiu?! Clique aqui e saiba mais!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s